Na tarde deste domingo, dia 25 de outubro, foi realizada na Associação dos Artesãos de Coqueiro Campo (ACC), do povoado de Campo Buriti, em Turmalina, uma homenagem à artesã Valdete Fernandes. Natural de Minas Novas, a artesã tem realizado um trabalho reconhecido pela comunidade artística de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro e até de outros países.
A homenagem consistiu na exposição de alguns de seus trabalhos, em especial bonecas representando a mulher no cotidiano do Vale do Jequitinhonha. A exposição conta com fotos do promotor cultural Lori Figueiró, natural de Diamantina. Lori é admirador de Valdete, curador da mostra e profundo conhecedor da cultura popular da região.
Compareceram ao evento pessoas da comunidade e de outros lugares, sempre com os cuidados preventivos em relação à pandemia. Na oportunidade a poeta Giselda Gil, de Minas Novas, fez uma apresentação ressaltando as qualidades da artesã Valdete Fernandes.
A artista agradeceu a acolhida da associação – bem como a Lori e a Giselda, pela participação, e ao público presente. Esta foi a primeira vez que Valdete Fernandes compareceu a uma exposição com peças de sua autoria, apesar de sua obra já ter sido exposta em localidades como Serro e Araçuaí.
A exposição das obras da artesã Valdete e do fotógrafo Lori permanecerá na sede da ACC até a próxima sexta-feira, dia 30 de outubro, no horário de 09 às 16 horas.
Último de Campos Valadares
Valdete Gomes Fernandes Silva, Cachoeira do Fanado, Minas Novas, março de 2017