Brincar Tambor

À pequena Alice (in memorian).

Ô tamborzinho, ô tamborzão, me dá licença, capitão! Que histórias os tambores sagrados contam nos ensaios dos tamborzeiros e nas festas de N. Sra. do Rosário de Araçuaí? Tamborzinho e tamborzão, acompanhados das palmas e dos demais instrumentos, põe em ação cantigas e batuques, sonoridades e gestos de crianças e adultos que brincam com alegria no Rosário de Maria! O brincar tambor é prática de pessoas miúdas e crescidas: na roda e no cortejo, tamborzinho e tamborzão ecoam juntos.
Torna-se tamborzeiro trilhando caminhos por onde outros já estiveram. Infância e ancestralidade se encontram nos voltejos do tempo. Disse capitão Zé, que no passado “os escravizados prometeram pra Nossa Senhora que se eles fossem libertos da escravidão, eles seriam devotos e louvariam Ela para sempre, enquanto existissem”. É no ritual, na festa, que a promessa por liberdade e a fé em Nossa Senhora do Rosário são renovadas e o vínculo com os ancestrais é fortalecido. Brincar tambor é lutar por liberdade, é aquilombar. A Casa dos Tamborzeiros é, assim, esse lugar de simultaneidade de pertenças e presenças de viventes e antepassados: é onde se encontram os tamborzeiros adultos e crianças, os tamborzeiros antigos, os ancestrais e os que ainda virão.
Por certo, a sensibilidade do fotógrafo Lori Figueiró foi tocada pelas formas performáticas dos tambores e dos tamborzeiros, pelas histórias que seus toques e batuques contam, pelas histórias que os corpos de adultos e crianças tamborzeiras inscrevem. A fotografia de Lori Figueiró é parte da simultaneidade de presenças propiciadas pela Casa dos Tamborzeiros. É uma fotografia que se nutre da relacionalidade. Não é feita pelo fotógrafo-que-passa. As fotografias reunidas nesta exposição são como responsos, tais como as cantigas de tambor. São imagens para ver e escutar. A exposição Brincar Tambor reúne fotografias realizadas por Lori Figueiró de 2018 a 2023. São registros de diferentes momentos rituais experienciados pelos Tamborzeiros Mirins de Nossa Senhora do Rosário de Araçuaí. A maioria das fotografias aqui expostas foram selecionadas pelos meninos e meninas tamborzeiras - a cada companheiro(a) de fama que veio para brincar, nosso Salve Maria!

Sueli do Carmo Oliveira